sábado, 18 de abril de 2009

O café da manhã das crianças

Escrito por Vilma Medina

Um café da manhã equilibrado pode prevenir a obesidade infantil. Segundo dados do Ministério de Saúde e Consumo da Espanha, somente 7,5% das crianças tomam um café da manhã equilibrado, ou seja, composto por leite, fruta ou suco, e hidrato de carbono. Aproximadamente 20% da população infantil e juvenil só toma um copo de leite, sendo que somente 56% é acompanhado de hidratos de carbono.

A metade dessas crianças dedica menos de 10 minutos para o café da manhã. Em resumo, as crianças espanholas comem mal no café da manhã, o que implica, segundo especialistas em nutrição, é um aumento na obesidade infantil na maioria dos casos. Devido a correria e falta de tempo dos pais, é cada vez mais comum uma má alimentação durante o café da manhã, isso quando acontece.

O café da manhã é, segundo os nutricionistas, é uma das refeições mais importantes do dia. Supõe-se, pelo menos, ¼ das necessidades nutricionais das crianças. Quando as crianças não tomam um bom café da manhã, não têm energia e a vitalidade para aguentar o esforço físico e intelectual que lhes exigem as atividades escolares. Além disso, um café da manhã não adequado, fará com que as crianças sintam no meio da manhã, a necessidade de uma grande quantidade energética, encontrados em produtos de alto conteúdo de açúcar e gorduras, como são doces e bolos e tantos outros que estão diretamente relacionados com o crescimento dos índices de sobrepeso e de obesidade durante a infância, pelo seu alto teor calórico.

O café da manhã ideal

Em muitas ocasiões, por falta de tempo, a pressa e os atrasos, algumas famílias dispensam de dar o café da manhã aos seus filhos em casa. São obrigados, pelas circustâncias, a levarem seus filhos mais cedo ao colégio deixando que tomem o café por ali. Essa é uma boa saída desde que os pais conheçam o que é que tomam seus filhos no café da manhã. Na maioria das escolas, o menú é controlado por nutricionistas, o que significa que se pode confiar neste serviço.

Os pais que têm mais tempo, em casa, o café da manhã ideal e adequado é o que seja variado em alimentos que tenham nutrientes necessários:

- Lácteos: leite, iogurte e/ou queijo

- Cereais: bolachas, pão, flocos de aveia, milho, etc.

- Gorduras: azeite de oliva, manteiga ou margarina

- Frutas ou sucos

- Outros: geléia, algum tipo de presunto, mel, etc.

Quando o café da manhã contém pelo menos 3 alimentos dos citados acima, com toda segurança, contribuirá para que as crianças tenham mais energia e mais força para desenvolver as atividades que lhes exijam. Tudo é uma questão de hábito. Se desde cedo as crianças são acostumadas a tomar um bom café da manhã, seu organismo se habituará a esta e exigirá um bom desjejum todos os dias, e eles se sentirão satisfeitos. E a família estará prevenindo o que hoje é uma preocupação mundial dos especialistas em alimentação: a obesidade infantil.

Nenhum comentário: