terça-feira, 21 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009










ATIVIDADES







Dicas para o dia das mães












CONFIRAM O BLOG DA JACIRINHA, ESTÁ CHEIO DE IDÉIAS LEGAIS PARA O DIA DAS MÃES E OUTRAS COMEMORAÇÕES...









sábado, 18 de abril de 2009

Os amigos imaginários das crianças


O amigo imaginário pode ser um ursinho de pelúcia, um soldadinho, coisas, animais. É muito comum que na etapa dos 2 ou 3 anos de idade, que alguns seres, amigos, ou heróis imaginários, apareçam e invadam o dia-a-dia das crianças. Muitas crianças começam a desenvolver um mundo de fantasia paralelo à realidade que vivem. Se seu filho está passando por essa etapa, não se assuste nem se preocupe, porque isso é absolutamente normal.

Este novo universo de super-heróis, de monstros, de fantasmas, de fadas e outros amigos, ajudará seu filho a crescer e a desenvolver suas emoções e criatividade. O ajudará a expressar seus medos, suas alegrias, suas inquietudes, e seus mais profundos desejos.

As crianças são conscientes do mundo real, mas nessa idade ainda lhes custa assimilá-lo e aceitá-lo tal como é. Por essa razão eles criam um mundo onde tudo é possível, permitido e solucionado. É a etapa do pensamento mágico das crianças. O amigo imaginário pode ser um ursinho de pelúcia, um soldadinho, coisas, animais, etc. São amigos que passam a ter vida, a conversar, brincar e a brigar com as crianças. Através do amigo imaginário, as crianças:

- Liberam seus sentimentos positivos e negativos.

- Projetam seus conflitos, medos e fobias diante de novas situações, como a de ter que abandonar as fraldas, ir à creche ou ao jardim-de-infância, a mudar-se de casa, ou a ter que enfrentar algum desafio ou realidade diferente.

- Adquirem mais confiança em si mesmos. Em sua “lógica”, se seu amigo imaginário consegue vencer o mal, ele também é capaz de fazê-lo.

- Se sentirão mais fortes, e capazes. E isso favorecerá sua auto-estima.

- Controlarão melhor suas emoções.

- Entendem da melhor maneira o ponto de vista da outra pessoa, neste caso, do seu amigo imaginário.

- Desenvolvem habilidades sociais.

Os pais e o amigo imaginário do filho

Ainda que o mundo e o amigo imaginário do seu filho pareçam graciosos, você não deve participar, nem estimular, nem tão pouco reprimir as crianças para que continuem brincando e conversando com seu amigo. Se seu filho tem um amigo imaginário, é aconselhável que o observe discretamente, nem que seja para tirar das suas conversas com o amigo, alguma necessidade ou desejo emergente, e saber se seu amigo é bom ou mal. Esta observação te ajudará a conhecer melhor a seu filho. Jamais o repreenda por esta imaginação. Isso poderá ferí-lo a tal ponto de evitar que fale com seu amigo quando você estiver por perto. Controle o tempo que seu filho estará com seu amigo imaginário, diariamente. Convém que seu filho também tenha tempo para brincar com outras crianças, e com seus pais.

Os pais de crianças com amigos imaginários também devem aumentar a vigilância enquanto seu filho brinca com seu amigo. Devem aumentar os cuidados com janelas e com objetos que ofereçam algum risco. O menino pode desejar voar como o superman, e a menina pode acreditar que pode voar com um guarda-chuva, para imitar a Mary Poppins.

O amigo imaginário se torna uma preocupação

Quando as crianças mergulham neste mundo de fantasia e imaginação, os pais só terão razões para preocupar-se se seu filho se agarra ao amigo imaginário a tal ponto que o impeça de cumprir suas tarefas e compromissos cotidianos, ou que reparem que seu filho já não deseja ter amigos reais para brincar ou relacionar-se. Além disso, se notarem que seu filho se tornou retraído ou adquiriu comportamento agressivo por causa de um amigo imaginário violento, deverão buscar ajuda e apoio de um especialista. Situações como essas poderiam gerar outros problemas. No mais, não existem razões para alarmar-se. A criança não sofre de problemas mentais nem vive situações sobrenaturais. A criança está sadia. Do mesmo modo em que aparecem os amigos imaginários, eles se vão e desaparecem com o tempo. É uma etapa que pode terminar por volta dos 7 ou 8 anos de idade, quando a criança tenha desenvolvido as funções de linguagem, da lógica, memória e inteligência.

Foram feitas muitas observações ao fenômeno do amigo imaginário. Alguns dizem que os filhos únicos, que somente convivem com adultos, são os mais propensos a ter amigos imaginários, e os utilizam para preencher esta carência social. Outros afirmam que o fenômeno se dá normalmente nas crianças mais sensíveis, com maior imaginação e fantasia. Há os que dizem que as crianças que têm amigos imaginários na infância, poderão tornar-se artistas na idade adulta. Cada criança é um mundo, e terá que vivê-lo para saber.

Escrito por Pablo Zevallos

O café da manhã das crianças

Escrito por Vilma Medina

Um café da manhã equilibrado pode prevenir a obesidade infantil. Segundo dados do Ministério de Saúde e Consumo da Espanha, somente 7,5% das crianças tomam um café da manhã equilibrado, ou seja, composto por leite, fruta ou suco, e hidrato de carbono. Aproximadamente 20% da população infantil e juvenil só toma um copo de leite, sendo que somente 56% é acompanhado de hidratos de carbono.

A metade dessas crianças dedica menos de 10 minutos para o café da manhã. Em resumo, as crianças espanholas comem mal no café da manhã, o que implica, segundo especialistas em nutrição, é um aumento na obesidade infantil na maioria dos casos. Devido a correria e falta de tempo dos pais, é cada vez mais comum uma má alimentação durante o café da manhã, isso quando acontece.

O café da manhã é, segundo os nutricionistas, é uma das refeições mais importantes do dia. Supõe-se, pelo menos, ¼ das necessidades nutricionais das crianças. Quando as crianças não tomam um bom café da manhã, não têm energia e a vitalidade para aguentar o esforço físico e intelectual que lhes exigem as atividades escolares. Além disso, um café da manhã não adequado, fará com que as crianças sintam no meio da manhã, a necessidade de uma grande quantidade energética, encontrados em produtos de alto conteúdo de açúcar e gorduras, como são doces e bolos e tantos outros que estão diretamente relacionados com o crescimento dos índices de sobrepeso e de obesidade durante a infância, pelo seu alto teor calórico.

O café da manhã ideal

Em muitas ocasiões, por falta de tempo, a pressa e os atrasos, algumas famílias dispensam de dar o café da manhã aos seus filhos em casa. São obrigados, pelas circustâncias, a levarem seus filhos mais cedo ao colégio deixando que tomem o café por ali. Essa é uma boa saída desde que os pais conheçam o que é que tomam seus filhos no café da manhã. Na maioria das escolas, o menú é controlado por nutricionistas, o que significa que se pode confiar neste serviço.

Os pais que têm mais tempo, em casa, o café da manhã ideal e adequado é o que seja variado em alimentos que tenham nutrientes necessários:

- Lácteos: leite, iogurte e/ou queijo

- Cereais: bolachas, pão, flocos de aveia, milho, etc.

- Gorduras: azeite de oliva, manteiga ou margarina

- Frutas ou sucos

- Outros: geléia, algum tipo de presunto, mel, etc.

Quando o café da manhã contém pelo menos 3 alimentos dos citados acima, com toda segurança, contribuirá para que as crianças tenham mais energia e mais força para desenvolver as atividades que lhes exijam. Tudo é uma questão de hábito. Se desde cedo as crianças são acostumadas a tomar um bom café da manhã, seu organismo se habituará a esta e exigirá um bom desjejum todos os dias, e eles se sentirão satisfeitos. E a família estará prevenindo o que hoje é uma preocupação mundial dos especialistas em alimentação: a obesidade infantil.

Estímulos musicais na infância


A iniciação musical começa na própria casa da criança. Os pais podem introduzir os prazeres do ritmos e dos sons. Os bebês e as crianças gostam muito de dançar e bater palmas. Os bebês se acalmam se lhes cantam ou balbuciam canções com suavidade.

Estimulação musical de crianças e bebês
Tenhamos ou não sentido musical, parece que há em nós uma espécie de instinto que encaixa com a própria capacidade do bebê para responder aos sons e aos movimentos. É divertido investigar que tipo de música seu filho gosta. Escolha um momento em que esteja desperto, atento e te olhando admirado. Selecione diferentes tipos de música, desde clássica até o rock, e observe suas reações. A criança se agradará seguramente a música suave com uma melodia definida; no entanto, à medida que cresça, seguramente preferirá conções com altos e baixos, com um bom ritmo, bem marcado. Você se dará conta que os diversos tipos de música a atrairão em épocas diferentes.

Quando seu filho for capaz de fixar-se e concentrar-se em seu rosto durante algo mais que uns poucos segundos, a partir das seis ou sete semanas, atraia sua atenção entoando-lhe canções e ritmos; faça também mímica. Isso encanta aos bebês e as crianças que começam a andar, até que tenham idade de ir à escola. Tente com as canções que são familiares na sua infância. À medida que seu bebê cresça tentará cantar contigo. Você ficará emocionada quando ele repetir uma ou duas palavras e bata palmas com suas mãozinhas, ou se ponham nas pontas dos pés.

A precoce educação musical no bom desenvolvimento do bebê
Deixe que seu filho note que pode fazer parte da música. Quando cantar, ou ele cante contigo, bata palmas com as mãos e ensine-o a bater também. Não espere que ele faça sem sua ajuda até que cumpra 1 anso; então, passará algum tempo até que consiga um som de palmas propriamente dito. Não importa. Deja que tu hijo note que puede formar parte de la música. Cuando le cantes o él cante contigo, dale palmadas en las manos y enséñale cómo puede él también dar palmas. No esperes que lo haga sin ayuda hasta que no haya cumplido un año; e incluso entonces, pasará algún tiempo antes de que consiga un sonido de palmas propiamente dicho. No importa. Ao incentivá-lo que se una a você, o estará ajudando a compreender que a música é uma fonte de diversão.

A educação musical, entre os 2 e 5 anos, tem como objetivo o descobrimento e desenvolvimento das capacidades expressivas, musicais e psicomotoras da criança, que permitirão posteriormente na escolha de um instrumento, segundo suas preferências e aptidões. A música para eles deve ser tratada como um jogo de sons e expressões corporais, através dos movimentos, da sensibilidade motora, visual e auditiva, e o contato com as fontes musicais. De forma geral, trabalha-se com:

- O desenvolvimento da voz, sua linguagem e canto.

- O contato com as fontes sonoras através de materiais diversos, objetos e instrumentos.

- O reconhecimento e a representação quanto à duração, intensidade, altura, timbre, etc., do som.

- O desenvolvimento da percepção auditiva e do pensamento musical.

- A utilização do movimento como meio de expressão e sensibilidade motora, visual e auditiva, no conhecimento do próprio corpo, e desenvolvimento do sentido rítmico e melhora das relações sociais.




Estímulos à leitura infantil


Todos sabemos que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. Sabemos também que os livros deveriam estar presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos. Os livros nos enriquece a todos e nos leva a mergulhar em aventuras, histórias, e em riquíssimas informações.

O livro é uma grande janela para a formação em todos os sentidos. Poderíamos estar falando e falando acerca dos benefícios do livro para as crianças, mas não pararíamos jamais. O importante é ter claro que os livros são importantes, mas o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará seu filho a este cantinho tão gostoso que é a aventura do saber, do conhecer, e do descobrir. Além disso, se os pais compartilham o momento da leitura de um livro com os filhos, estarão estabelecendo um laço especial entre ambas as partes.

Um leitor não nasce, se faz

O interesse pela leitura deve-se inculcar desde o berço, e tratar com persistência e dedicação, que se converta num hábito. É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade. As crianças devem ouvir estórias o quanto antes possível. Recomenda-se, entretanto, que o façam com disciplina, ou seja, tendo preconcebida uma hora ao dia para fazê-lo. Poderia ser na hora de dormir, ou depois de comer, e longe de qualquer distração.

Não é necessário esperar que uma criança leia para que ela possa ter contato com os livros. Existem livros para todas as idades. Livros só com ilustrações, para que os pais vão indicando o nome de cada figura e fazendo com que o bebê repita. Há livros com vocabulários, ou seja, que além da imagem, leva também o nome embaixo da mesma, para que o bebê vá visualizando as letras e as palavras. E os livros com texto e ilustrações para as crianças que já sabem ler.

Os pais de crianças que ainda não sabem ler, devem ler uma ou mais vezes, conforme seus filhos lhes peçam. Não devem limitar seus gostos. Que leiam o que lhes interessam, seja o que seja.

Os pais devem valorizar o momento da leitura dos filhos. Valorizar e diversificar os temas falando deles com as crianças, favorecendo todo tipo de livro, seja do material que for (papel, cartão, plástico, etc.), e valorizar o tempo que as crianças dedicam à leitura.

Os benefícios da leitura para as crianças

Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.

De passagem, a criança aprende a converter facilmente as palavras em idéias, imagina o que não viu e faz com que consiga mergulhar na situação emocional do personagem, provando sensações como o perigo, o mistério... A criança se diverte ou chora através dos livros. Além disso, a criança aprende valores comuns. O de ser uma criança boa e amiga, por exemplo, como Peter Pan. A criança desenvolve consciências conhecendo a si mesma, formando critérios, sem contar que a ajuda a escrever e a relacionar-se melhor socialmente.

Hoje em dia parece ser que o interesse pela leitura tem experimentado um crescimento por parte das crianças. E a oferta tem acompanhado essa demanda. As editoras de livros infantis não só aumentaram a quantidade de produtos como também melhoraram sua qualidade. Se damos um passeio pelas livrarias e bibliotecas infantis, podemos encontrar uma infinidade de livros repletos com as mais curiosas ilustrações, cheios dos temas mais interessantes... Cada dia são mais irresistíveis!

Além dessa oferta de livros, nota-se também que foram criados espaços de leitura exclusivamente para as crianças nas escolas, bibliotecas, livrarias, etc.

Os livros já ocupam espaço em muitos quartos de crianças, desde sua idade mais pequena. Isso demonstra que os pais estão cada dia mais conscientes do valor da leitura. E serão eternamente agradecidos por isso.

Escrito por Pablo Zevallos

YOGA PARA CRIANÇAS

O yoga ajudará as crianças no seu longo caminho até o domínio físico e psíquico. Parece difícil para seu filho ou filha conseguir manter-se quieto, calado e concentrado em uma das posições do yoga? Com certeza para alguns pais isso parecerá quase impossível, mas a verdade é que a prática do yoga comprovará que tudo é possível.

Tudo dependerá da motivação, da paciência, persistência, e do trabalho conjunto entre os pais e o professor de yoga da criança.

Quando meu filho pode praticar o yoga

As experiências do yoga com crianças dizem que a melhor idade para que elas comecem com os exercícios do yoga é a partir dos 4 anos. Nesta idade, as crianças já podem entender perfeitamente o que se pode esperar e o que se quer delas. O yoga está indicado a todos os meninos e meninas. Seu objetivo essencial é a busca do equilíbrio e da harmonia, e o controle do sentido da disciplina. É uma boa base para uma vida adulta alegre e saudável.

Beneficios da prática do yoga com as crianças

O yoga é uma prática positiva na etapa de crescimento das crianças. Através do yoga, as crianças exercitarão sua respiração e aprenderão a relaxar, para enfrentar o estresse, as situações conflitivas, e a falta de concentração, problemas tão evidentes na sociedade atual. O yoga lhes ajudará no seu longo caminho até o domínio físico e psíquico.

1- Desenvolvimento e habilidade dos músculos motores.
2- Flexibilidade nas articulações.
3- Melhora dos hábitos posturais da coluna vertebral.
4- Massagem dos órgãos internos.
5- Melhoria nos hábitos da respiração.
6- Estimulação da circulação sanguínea.
7- Melhoria da auto-estima.
8- Diminuição no nível de estresse infantil.
9- Aperfeiçoamento dos sentidos.
10- Agilidade e integridade.
11- Calma e relaxamento.
12- Alongamento.
10- Melhor desenvolvimento da atenção, concentração, memória e imaginação.
11- Harmonização da personalidade e do caráter.
12- Canalização adequada da energia física.
13- Melhor compreensão e interação com os demais.

Recursos e prática do yoga com crianças

As aulas de yoga associam o trabalho corporal e mental. Tratando-se de crianças, a motivação é um fator muito importante. Em razão disso, é conveniente que em uma classe de yoga, não tenha mais que 15 crianças reunidas. As crianças devem sentir-se muito à vontade. Devem vestir-se com roupas folgadas, leves, confortáveis, e que lhes permitam fazer qualquer movimento com comodidade. As aulas devem ser ministradas em um ambiente limpo, tranquilo, ventilado e silencioso. Pode-se utilizar colchonetes ou almofadas apropriadas. E as crianças podem estar descalças ou com os pés vestidos com meias de algodão.
O yoga pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas o melhor horário para sua prática é pela manhã. É recomendável que se evite a ingestão de alimentos sólidos duas horas antes da prática.

A respiração do Yoga

A respiração é uma parte integral do yoga. O inalar e exalar pelas narinas é essencial para que a criança possa estirar-se e obter o equilíbrio para começar a praticar as posturas. Uma vez que o grupo controle sua respiração, o professor começará com as posturas. O sentido das posturas, é, desde os órgãos exteriores, ir caminhando aos órgãos interiores. Com as crianças, as posições devem ser praticadas pouco a pouco. O ideal, no princípio, é que aprendam a respirar, relaxar, depois se concentrar. Para as crianças, o yoga deve ser praticado como uma brincadeira. Não se deve exigí-los que repitam uma postura várias vezes. Isso pode converter-se em algo chato. Deve-se variar as posturas e os movimentos, devagar, e a um ritmo em que os pequenos não percam a concentração. Como já dissemos, o ânimo e a motivação são cruciais neste sentido, além do respeito, a moderação, e uma atitude positiva e alegre também


domingo, 12 de abril de 2009

DATAS COMEMORATIVAS "ABRIL"

01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista

02 · Dia Internacional do Livro Infantil

04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista

07 · Dia Mundial da Saúde

08 · Dia da Natação0
8 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 · Dia Nacional do Aço

10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra

12 .
Páscoa
13 · Dia do Office-Boy

13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -
1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano

15 · Dia da Conservação do Solo

15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil

16 . Dia da Voz

18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio

19 · Dia do Exército Brasileiro

20 · Dia do Diplomata

20 . Dia do Disco

21 · Tiradentes

21 · Dia da Latinidade

21 · Dia do Metalúrgico

21 . Dia do Policial Civil

21 . Dia do Policial Militar

22 · Descobrimento do Brasil

22 · Dia da Força Aérea Brasileira

22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra

23 · Dia Mundial do Escoteiro

23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Sur
dos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 · Dia do Contabilista
26 · Dia do Goleiro

27 · Dia da Empregada Doméstica

27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação

28 · Dia da Sogra

30 · Dia do Ferroviário

30 · Dia Nacional da Mulher

sábado, 11 de abril de 2009