domingo, 15 de fevereiro de 2009
A avó

"Uma Avó é uma mulher que não tem filhos, por isso gosta dos filhos dos outros.
As Avós não têm nada para fazer, é só estarem ali.
Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas nem as lagartas.
Nunca dizem "Despacha-te!". Normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos.
Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior.
As Avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes.
Quando nos contam histórias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes.
As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo.
Não são tão fracas como dizem, apesar de morreram mais vezes do que nós.
Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, sobretudo se não tiver televisão".
As Avós não têm nada para fazer, é só estarem ali.
Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas nem as lagartas.
Nunca dizem "Despacha-te!". Normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos.
Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior.
As Avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes.
Quando nos contam histórias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes.
As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo.
Não são tão fracas como dizem, apesar de morreram mais vezes do que nós.
Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, sobretudo se não tiver televisão".
Fernando Sena Esteves

Marcadores:
SITE PORTAL DA FAMILIA
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Lembre-se

LEMBRE-SE QUE...
• Fugir do elogio mecânico é fundamental. Sempre é bom interessar-se pelos pequenos êxitos e perder alguns minutos em elogiar esses primeiros rabiscos, com os quais as crianças costumam aparecer justo quando se está lendo o "Total a pagar" da conta de telefone.
• É necessário vigiar o cansaço ou o aborrecimento, abono eficaz para que se termine escapando algum ou outro prejudicial anti-elogio.
• Tentar manter o respeito ao caráter da criança, e avaliar periodicamente se as expectativas depositadas nele são justas, razoáveis e equilibradas. Será de grande ajuda.
• Deve-se evitar o excesso de proteção sobre a criança. Pode-se intervir em suas saídas apenas quando exista algum perigo grave.
• Propor-lhe metas que seja capaz de obter é importante, procurando tirar sempre a parte positiva de sua intervenção, ainda que a negativa fosse muito mais valiosa.
• Pode-se pedir sua opinião em temas quotidianos de pouca transcendência como onde ir passear, que sobremesa preparar, etc. Isto lhe fará sentir-se importante, autovalorizar-se e respeitar-se a si próprio.
• Não se deve recorrer nunca às comparações para repreender-lhe ou fazer-lhe ver como há de comportar-se. Não é bom para nenhuma das duas crianças, e sempre há algum que sai perdendo.
• De propor-se a meta de elogiar cada dia, ao menos uma coisa bem feita de cada filho, oportunamente e com naturalidade. Não será difícil, se se está atento para encontrar a ocasião.

Frazes negativas e positivas para auto estima da criança

FRASES QUE PROMOVEM ATITUDES
NEGATIVAS
FRASE .............................................................................................. ATITUDE PROVOCADA
Você é um desordenado ...................................................................................... Desordem
Está sempre querendo aborrecer................................................................ Aborrecer mais
Deve aprender com seu primo ................................................................. Recusa ao primo
Assim não chegará a lugar nenhum ............................................................................ Medo
Estou farta de você ................................................................................................ Desamor
Aprenda com seu irmão ........................................................................................... Ciúmes
Fique de castigo ..................................................................................... Tristeza. Vingança
Como continua agindo assim vou castigar-lhe ........................................................... Medo
Está sempre brigando ................................................................................. Gosto de brigar
Suma de minha vista, não quero nem ver-lhe ...................................................... Desamor
Não sabe ficar quieto ....................................................................................... Sou nervoso
Me mata de desgostos ................................................................................ Medo. Desamor
Sempre está brigando ........................................................................................ É tudo meu
Cada dia se comporta pior ................................................................... Sou assim, sou mau
Você é um mentiroso ................................................................................. Gosto de mentir
Não sei quando vai aprender ............................................................... Tristeza. Não posso
Não gosta nem um pouco de mim .......................................................... Desamor. Tristeza
Assim não terá amigos ......................................................................... Tristeza. É verdade
Contarei a seu pai ....................................................................................... Temor. Tristeza
POSITIVAS
Estou seguro de que é capaz ............................................................................... Sou capaz
Muito bem, eu sei que o fará ............................................................................... Sou capaz
Não duvido de sua boa intenção ............................................................................ Ser bom
João tem um alto conceito de você ........................................................ João é meu amigo
Se precisa de algo, peça-me ..................................................................................... Amigo
Sei que fez isso sem querer ........................................................................... Não repetirei
Estou muito orgulhoso de você ........................................................................... Satisfação
Sabe que lhe amo muito .............................................................................................. Amor
Eu sei que é bom .................................................................................................... Sou bom
Parabenizo-lhe pelo que fez ................................................................... Alegria, melhorar
Que surpresa boa me fez ......................................................................................... Alegria
Quando precisar de mim, eu lhe ajudarei .................................................................. Amor
Assim me agrada, fez muito bem ....................................................................... Satisfação
Noto que cada dia está melhor .................................................................. Desejo de sê-lo
Acredito no que me diz, sei que fará ................................................................... Confiança
Saiba que quero para você o melhor .......................................................................... Amor
Você merece o melhor ........................................................................................ Satisfação
Pode chegar onde você quiser ...................................................................... Posso fazê-lo
Estou certa que as próximas qualificações serão melhores ......................... Estudar mais
NEGATIVAS
FRASE .............................................................................................. ATITUDE PROVOCADA
Você é um desordenado ...................................................................................... Desordem
Está sempre querendo aborrecer................................................................ Aborrecer mais
Deve aprender com seu primo ................................................................. Recusa ao primo
Assim não chegará a lugar nenhum ............................................................................ Medo
Estou farta de você ................................................................................................ Desamor
Aprenda com seu irmão ........................................................................................... Ciúmes
Fique de castigo ..................................................................................... Tristeza. Vingança
Como continua agindo assim vou castigar-lhe ........................................................... Medo
Está sempre brigando ................................................................................. Gosto de brigar
Suma de minha vista, não quero nem ver-lhe ...................................................... Desamor
Não sabe ficar quieto ....................................................................................... Sou nervoso
Me mata de desgostos ................................................................................ Medo. Desamor
Sempre está brigando ........................................................................................ É tudo meu
Cada dia se comporta pior ................................................................... Sou assim, sou mau
Você é um mentiroso ................................................................................. Gosto de mentir
Não sei quando vai aprender ............................................................... Tristeza. Não posso
Não gosta nem um pouco de mim .......................................................... Desamor. Tristeza
Assim não terá amigos ......................................................................... Tristeza. É verdade
Contarei a seu pai ....................................................................................... Temor. Tristeza
POSITIVAS
Estou seguro de que é capaz ............................................................................... Sou capaz
Muito bem, eu sei que o fará ............................................................................... Sou capaz
Não duvido de sua boa intenção ............................................................................ Ser bom
João tem um alto conceito de você ........................................................ João é meu amigo
Se precisa de algo, peça-me ..................................................................................... Amigo
Sei que fez isso sem querer ........................................................................... Não repetirei
Estou muito orgulhoso de você ........................................................................... Satisfação
Sabe que lhe amo muito .............................................................................................. Amor
Eu sei que é bom .................................................................................................... Sou bom
Parabenizo-lhe pelo que fez ................................................................... Alegria, melhorar
Que surpresa boa me fez ......................................................................................... Alegria
Quando precisar de mim, eu lhe ajudarei .................................................................. Amor
Assim me agrada, fez muito bem ....................................................................... Satisfação
Noto que cada dia está melhor .................................................................. Desejo de sê-lo
Acredito no que me diz, sei que fará ................................................................... Confiança
Saiba que quero para você o melhor .......................................................................... Amor
Você merece o melhor ........................................................................................ Satisfação
Pode chegar onde você quiser ...................................................................... Posso fazê-lo
Estou certa que as próximas qualificações serão melhores ......................... Estudar mais
ÂNIMO CAMPEÃO!
Os filhos agradecem e respondem também muito melhor com um gesto de aprovação e algumas palavras de ânimo com o grau justo de reprovação, que com quatro gritos e um castigo rápido e inapelável.
Inclusive no circo, os domadores ensinam às feras a dobrar-se com carícias e prêmios, em vez de empregar o açoite, porque a chave do êxito, tanto neste caso como no da educação da auto-estima das crianças, é o clima que se estabeleça com os adultos que lhes rodeiam.
Portanto, mais efetivo que levantar a voz ou, pior, a mão, é empregar os elogios e a motivação. Um "ânimo campeão!" pode conseguir que a criança chegue muito mais longe do que ele e seus próprios pais jamais houveram sonhado. Esta expressão não deve faltar nunca nos lábios. Quanto mais desastrado seja o pequeno, mais necessitará ouvir essas palavras de ânimo e, sobretudo, comprovar que seus pais - seus ídolos - têm confiança nele.
Ricardo Regidor e Elena López
Marcadores:
SITE PORTAL DA FAMILIA
Auto estima da criança

Ricardo Regidor e Elena López
Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais à hora de adquirir segurança em si própria, de aprender a autovalorizar-se e superar-se em cada desafio.
Do mesmo modo, a atitude dos pais e a valorização que realizem sobre seu filho e seus atos têm um papel transcendental neste êxito já que são, precisamente eles, o espelho único em que a criança se olha para formar sua própria auto-estima.
OLHANDO EM UM ESPELHO
Ainda que pareça mentira, o que uma criança pensa de si própria depende em grande medida do que os demais - que são seu espelho - pensam dela. Assim se o reflexo que capta é negativo, terá uma imagem negativa de si própria. Pelo contrário, se os reflexos que contempla são positivos, sua auto-estima será alta.
A etapa em que a criança começa a formar sua auto-estima costuma coincidir no tempo com a do desenvolvimento básico de suas faculdades. E tem mais, o nível que alcancem tais faculdades dependerá, em grande medida, da auto-estima alcançada pelo pequeno até esse momento.
Isto é, apenas se ela se considera capaz, poderá sair vitoriosa na luta que dia a dia lhe irá impondo seu próprio desenvolvimento: hoje pronunciar bem esta palavra, amanhã os problemas de matemática...
E é que, ainda que tenha um coeficiente de inteligência superior ao normal, se a criança não tem fé em si, o mais provável é que termine adotando posturas catastróficas, covardes, que lhe conduzam ao fracasso, não apenas na infância mas, provavelmente, também ao longo e sua vida.
ADEUS ÀS ETIQUETAS
O primeiro passo em sua educação deve ser, portanto, ajudar-lhe a cimentar as bases para que tenha uma imagem positiva de si própria. Assim antes de ensinar-lhe a fazer algo, é preciso que convence-la de que é capaz de aprender e de fazer as coisas bem.
Do mesmo modo, é preciso evitar essas "típicas" etiquetas e rótulos que se costumam pendurar nas crianças, e que poderiam chegar a converter-se em sua forca, sobretudo porque logo são bastante difíceis de retirar. Se desde que começa a entender as coisas - muito antes do que se costuma pensar - a criança se identifica com certos apelativos como astuto, bobalhão, burro, etc., crescerá acreditando firmemente que é muito astuto, bobalhão, burro...
Outro bom propósito para os pais é que se proponham, ao repreender-lhe, separar sempre a má ação do como é realmente a criança. Uma coisa é fazer-lhe ver que se comportou mal, que o que fez não está certo, e outra bem diferente, assegurar que é uma criança má.

Marcadores:
SITE PORTAL DA FAMILIA
Assinar:
Postagens (Atom)