sábado, 14 de fevereiro de 2009

Frazes negativas e positivas para auto estima da criança


FRASES QUE PROMOVEM ATITUDES
NEGATIVAS
FRASE .............................................................................................. ATITUDE PROVOCADA

Você é um desordenado ...................................................................................... Desordem
Está sempre querendo aborrecer................................................................ Aborrecer mais
Deve aprender com seu primo ................................................................. Recusa ao primo
Assim não chegará a lugar nenhum ............................................................................ Medo
Estou farta de você ................................................................................................ Desamor
Aprenda com seu irmão ........................................................................................... Ciúmes
Fique de castigo ..................................................................................... Tristeza. Vingança
Como continua agindo assim vou castigar-lhe ........................................................... Medo
Está sempre brigando ................................................................................. Gosto de brigar
Suma de minha vista, não quero nem ver-lhe ...................................................... Desamor
Não sabe ficar quieto ....................................................................................... Sou nervoso
Me mata de desgostos ................................................................................ Medo. Desamor
Sempre está brigando ........................................................................................ É tudo meu
Cada dia se comporta pior ................................................................... Sou assim, sou mau
Você é um mentiroso ................................................................................. Gosto de mentir
Não sei quando vai aprender ............................................................... Tristeza. Não posso
Não gosta nem um pouco de mim .......................................................... Desamor. Tristeza
Assim não terá amigos ......................................................................... Tristeza. É verdade
Contarei a seu pai ....................................................................................... Temor. Tristeza

POSITIVAS

Estou seguro de que é capaz ............................................................................... Sou capaz
Muito bem, eu sei que o fará ............................................................................... Sou capaz
Não duvido de sua boa intenção ............................................................................ Ser bom
João tem um alto conceito de você ........................................................ João é meu amigo
Se precisa de algo, peça-me ..................................................................................... Amigo
Sei que fez isso sem querer ........................................................................... Não repetirei
Estou muito orgulhoso de você ........................................................................... Satisfação
Sabe que lhe amo muito .............................................................................................. Amor
Eu sei que é bom .................................................................................................... Sou bom
Parabenizo-lhe pelo que fez ................................................................... Alegria, melhorar
Que surpresa boa me fez ......................................................................................... Alegria
Quando precisar de mim, eu lhe ajudarei .................................................................. Amor
Assim me agrada, fez muito bem ....................................................................... Satisfação
Noto que cada dia está melhor .................................................................. Desejo de sê-lo
Acredito no que me diz, sei que fará ................................................................... Confiança
Saiba que quero para você o melhor .......................................................................... Amor
Você merece o melhor ........................................................................................ Satisfação
Pode chegar onde você quiser ...................................................................... Posso fazê-lo
Estou certa que as próximas qualificações serão melhores ......................... Estudar mais


ÂNIMO CAMPEÃO!
Os filhos agradecem e respondem também muito melhor com um gesto de aprovação e algumas palavras de ânimo com o grau justo de reprovação, que com quatro gritos e um castigo rápido e inapelável.
Inclusive no circo, os domadores ensinam às feras a dobrar-se com carícias e prêmios, em vez de empregar o açoite, porque a chave do êxito, tanto neste caso como no da educação da auto-estima das crianças, é o clima que se estabeleça com os adultos que lhes rodeiam.
Portanto, mais efetivo que levantar a voz ou, pior, a mão, é empregar os elogios e a motivação. Um "ânimo campeão!" pode conseguir que a criança chegue muito mais longe do que ele e seus próprios pais jamais houveram sonhado. Esta expressão não deve faltar nunca nos lábios. Quanto mais desastrado seja o pequeno, mais necessitará ouvir essas palavras de ânimo e, sobretudo, comprovar que seus pais - seus ídolos - têm confiança nele.


Ricardo Regidor e Elena López

Nenhum comentário: