sábado, 7 de fevereiro de 2009

Desfile de carnaval

Foi depois do sucesso da música "Pelo Telefone", em 1917, que carnaval e samba começaram a virar unha e carne. Nessa época, as pessoas saíam às ruas para dançar nos blocos. Mas ainda demorou um pouco para surgir a primeira escola de samba, a Deixa Falar, criada em 1928 no bairro carioca do Estácio.

O desfile da Deixa Falar tinha uma novidade: ao contrário dos blocos, que saíam pelas ruas com orquestras de instrumentos de corda e de sopro, a primeira escola de samba era acompanhada apenas por instrumentos de percussão, como pandeiro, tamborim, cuíca. Ou seja, bem parecido com os desfiles de hoje.

A primeira disputa entre escolas de samba foi organizada por um dos fundadores da Mangueira, cujo apelido era Zé Espinguela. Aconteceu em 1929 e participaram a Portela, a Mangueira e a Estácio de Sá. Não havia julgamento de bateria, evolução, alegoria; só os sambas eram avaliados. A Portela foi a primeira campeã.

Samba e carnaval deram-se as mãos e saíram rodopiando pelo mundo, como o mestre-sala e a porta-bandeira dos desfiles. Hoje, existem escolas de samba no mundo inteiro _ até no Japão!

Nenhum comentário: