domingo, 9 de novembro de 2008

PROJETO : Animais que voam



TEMA: Animais que voam

JUSTIFICATIVA: Conversando com as crianças na roda surgiu o interesse delas em saber sobre os animais que voam, onde eles moram, qual é maior , o que comem, etc...Sugeriram algumas aves como: Papagaio, Coruja,Morcego, Tucano, e insetos como borboleta,besouro,joaninha...

OBJ. ESPECÍFICO

  • Desenvolver o aspecto cognitivo (conhecimento físico, lógico matemático,função simbólica e conhecimento social)
  • Desenvolver o aspecto afetivo ( criatividade e curiosidade)
  • Desenvolver o aspecto físico( coordenação motora e corporal)
  • Ampliar o conhecimento do mundo.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  • Aspecto cognitivo

Conhecimento físico - Nomear e identificar as aves

- Identificar as cores

Função Simbólica - Trabalhar a imagem mental ( observar uma ave e insetos e descrevê-los)

- Texto coletivo usando figuras como modelo.

- Desenhar as aves e os insetos que mais gostam

- Chefinho mandou das aves e insetos que voam

Conhecimento social - Ler textos sobre as aves e os insetos

-enviar recortes de aves e insetos

- Ir ao Pq. Ecológico para observar os animais que voam.

Lógico matemático – Classificar as aves e os insetos .

  • Aspecto Afetivo

Criatividade

- Música sobre aves e insetos que voam (Passarinho quer dançar, Corujinha...)

- Livros de histórias sobre o assunto.

- confeccionar aves e insetos com reciclagem.

- Máscara do passarinho

-Confeccionar a casinha da abelha(móbile)com caixa de ovos.

Curiosidade – Fazer pesquisa sobre as aves e insetos( trazer recortes desses animais que voam)

- Responder perguntas sobre o assunto

  • Aspecto físico

Coord. Motora – Recorte e colagem de figuras

- Desenhar as aves e os insetos.

- confeccionar as aves e os insetos com reciclagem e outros materiais

Coord. Corporal – Jogos ( Chefinho mandou,das aves)

  • Aspecto social

- Quem tem pássaros em casa, como eles são, se podem trazer na escola.

-Conhecer a vida dessas aves, onde moram, o que comem etc...

- levar o passarinho para casa , como tarefa de casa e observar o seu comportamento e cuidar dele.

PASSEIO – Programar um dia para ir ao Pq.Ecológico para observar os animais que voam.

AVALIAÇÃO

Estaremos avaliando diariamente o interesse e o desenvolvimento de cada criança sobre o tema trabalhado.

COMUNICAÇÃO ORAL

Para encerrarmos o projeto, organizaremos uma exposição das atividades realizadas durante o projeto.

Um comentário:

ANGELICA CINTRA disse...

CLUBINHO DE CIÊNCIAS DO CMF ,que tal passar obser aves,borboletas e outros no CMF e apresentar um trabalhinho