TEMA: Animais que voam
JUSTIFICATIVA: Conversando com as crianças na roda surgiu o interesse delas em saber sobre os animais que voam, onde eles moram, qual é maior , o que comem, etc...Sugeriram algumas aves como: Papagaio, Coruja,Morcego, Tucano, e insetos como borboleta,besouro,joaninha...
OBJ. ESPECÍFICO
- Desenvolver o aspecto cognitivo (conhecimento físico, lógico matemático,função simbólica e conhecimento social)
- Desenvolver o aspecto afetivo ( criatividade e curiosidade)
- Desenvolver o aspecto físico( coordenação motora e corporal)
- Ampliar o conhecimento do mundo.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
- Aspecto cognitivo
Conhecimento físico - Nomear e identificar as aves
- Identificar as cores
Função Simbólica - Trabalhar a imagem mental ( observar uma ave e insetos e descrevê-los)
- Texto coletivo usando figuras como modelo.
- Desenhar as aves e os insetos que mais gostam
- Chefinho mandou das aves e insetos que voam
Conhecimento social - Ler textos sobre as aves e os insetos
-enviar recortes de aves e insetos
- Ir ao Pq. Ecológico para observar os animais que voam.
Lógico matemático – Classificar as aves e os insetos .
- Aspecto Afetivo
Criatividade
- Música sobre aves e insetos que voam (Passarinho quer dançar, Corujinha...)
- Livros de histórias sobre o assunto.
- confeccionar aves e insetos com reciclagem.
- Máscara do passarinho
-Confeccionar a casinha da abelha(móbile)com caixa de ovos.
Curiosidade – Fazer pesquisa sobre as aves e insetos( trazer recortes desses animais que voam)
- Responder perguntas sobre o assunto
- Aspecto físico
Coord. Motora – Recorte e colagem de figuras
- Desenhar as aves e os insetos.
- confeccionar as aves e os insetos com reciclagem e outros materiais
Coord. Corporal – Jogos ( Chefinho mandou,das aves)
- Aspecto social
- Quem tem pássaros em casa, como eles são, se podem trazer na escola.
-Conhecer a vida dessas aves, onde moram, o que comem etc...
- levar o passarinho para casa , como tarefa de casa e observar o seu comportamento e cuidar dele.
PASSEIO – Programar um dia para ir ao Pq.Ecológico para observar os animais que voam.
AVALIAÇÃO
Estaremos avaliando diariamente o interesse e o desenvolvimento de cada criança sobre o tema trabalhado.
COMUNICAÇÃO ORAL
Para encerrarmos o projeto, organizaremos uma exposição das atividades realizadas durante o projeto.
Um comentário:
CLUBINHO DE CIÊNCIAS DO CMF ,que tal passar obser aves,borboletas e outros no CMF e apresentar um trabalhinho
Postar um comentário