domingo, 9 de novembro de 2008

PROJETO : AS TRÊS PARTES E AS FORMAS GEOMÉTRICAS

TEMA: Literatura – AS TRÊS PARTES E AS FORMAS GEOMÉTRICAS


JUSTIFICATIVA: O tema foi escolhido para que as crianças aprendam as formas geométricas .

OBJ. ESPECÍFICO

  • Desenvolver o aspecto cognitivo (conhecimento físico, lógico matemático,função simbólica )
  • Desenvolver o aspecto afetivo ( criatividade e curiosidade)
  • Desenvolver o conhecimento físico( coordenação motora e corporal)
  • Desenvolver o lógico matemático ( classificação, espaço , formas geométricas)
  • Aspecto social ( interação entre pares)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  • Aspecto cognitivo

Conhecimento físico - Nomear e identificar as formas geométricas .

- Identificar e nomear as cores

Função Simbólica - Trabalhar a imagem mental ( observar as formas geométricas e dizer com que elas se parecem.)

- Desenho das formas geométricas

- Dança das formas geométricas. (Dançar ao som de uma música e quando parar a música a criança deverá ir em uma das figuras desenhadas no chão e quem ficar fora da figura sai da brincadeira.)

- Montar figuras com as peças do tangran

- Pintura relevo das formas geométricas

- Escrita das formas geométricas

- Charadinhas das formas geométricas

Conhecimento social - Ler os livro As três partes

- Recorte de figuras que tenham o formato das formas

- Trazer objetos que tenham formas geométricas

- Montar um cartaz com reciclagem que tenham forma

Geométrica.

Lógico matemático – Classificar as formas geométricas

- Seriar as formas geométricas(tamanho)

  • Aspecto Afetivo

Criatividade

- Fazer um livro com as Três parte, criando figuras com elas.

- Montar a exposição do projeto

- Construir um robô com as reciclagem.

  • Aspecto físico

Coord. Motora – Recorte e colagem de figuras que tenham o mesmo formato das formas geométicas.

- recortar pedaços de papeis coloridos.

- Desenhar formas geométricas.

- colar barbante no circulo

- perfurar o triângulo e colar uma folha de revista no verso.

Coord. Corporal – Jogos (Dança das formas geométricas)

  • Aspecto social

Entre pares - conversas na roda sobre o assunto trabalhado

- jogos simbólicos

AVALIAÇÃO

Estaremos avaliando diariamente o interesse e o desenvolvimento de cada criança sobre o tema trabalhado.

COMUNICAÇÃO ORAL

Para encerrarmos o projeto, organizaremos uma exposição das atividades realizadas durante o projeto.


Nenhum comentário: