sábado, 27 de setembro de 2008

PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE


"Não há vida sem correção, sem retificação."

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

"Mudar é dificil mas é possivel."

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."

"Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando."

" Ninguém opta pela miséria, nem pela solidão, ninguém é ANALFABETO porque quer". É real!!!

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

"Se a Educação pudesse falar, ela diria: Tenho que compreender quão limitada me obrigam a ser, dados os limites políticos que não me permitem ultrapassar".

"Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra."

"O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos."

"Se aprende com as diferenças e não com as igualdades"

"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar."

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".






Nenhum comentário: