sábado, 4 de outubro de 2008

Dia das crianças


O primeiro brasileiro que teve a idéia de criar um dia que homenageasse as crianças foi o então deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. A idéia logo foi aprovada pelos outros deputados, e em 1924 o presidente Arthur Bernardes oficializou a data através do decreto 4867, de 5 de novembro.
Dessa maneira, o dia 12 de outubro passou a ser a data de comemoração do Dia da Criança no Brasil. A data, porém, não pegou logo de cara. Apenas na década de 60, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" é que a data passou a ser comemorada.
O sucesso de vendas foi tão grande que naquele mesmo ano outras empresas do ramo criaram algumas “semanas da criança” com o intuito único de aumentar as vendas. No ano seguinte os fabricantes de brinquedos se uniram e “ressuscitaram” o antigo decreto do presidente Arthur Bernardes, elegendo o dia 12 de outubro como data oficial para todo o comércio do setor.
A comemoração do Dia das Crianças no mundo, porém, acontece nas mais diferentes datas (sem falar no estilo das comemorações!). Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.

Nenhum comentário: