sábado, 18 de outubro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA

Pela primeira vez na história do Brasil a dança faz parte dos parâmetros nacionais da educação. Em nossos dias cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam. Uma criança que na pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo. A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento. Este trabalho é dirigido para crianças a partir de três anos de idade e tem como ponto de partida a movimentação natural delas. Uma vez entendido a riqueza das possibilidades de movimento de uma pessoa, ficou impossível reduzir o ensino da dança para a repetição de alguns passos e gestos. Foi preciso um novo enfoque para dar conta das variações quase infinitas deles.

A dança na vida das crianças, é fundamental, tanto para sua formação artística quanto para sua integração social. Tudo porque a dança desenvolve os estímulos: *TÁTIL – Sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo. *VISUAL – Ver os movimentos e transformá-los em atos. *AUDITIVO – Ouvir a música e dominar o seu ritmo. *AFETIVO – Emoções e sentimentos transpostos na coreografia. *COGNITIVO – Raciocínio, ritmo, coordenação. *MOTOR – Esquema corporal. As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. São também trabalhados aspectos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si. Na fase da pré-escola, as aulas possuem um caráter lúdico e dinâmico, quando a criança tem oportunidade de trabalhar o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, utilizando-se de seus movimentos naturais. Gradativamente as exigências técnicas vão aumentando, mas respeitando sempre as condições físicas e psíquicas de cada idade, necessidades globais e aspirações dos estudantes. A dança proporciona, na Educação, elementos significativos que favorecem o desenvolvimento do Ser Humano. Existe o enfoque da formação do bailarino profissional e, também, o de formação e valorização humana do aluno que escolhe o aprendizado da dança como uma complementação de sua formação pessoal. Valoriza-se o aprendizado da dança, o dançar como experiência de vida e a própria vivência da dança na relação da criança e adolescente, consigo mesmo, com o outro e com seu meio.

O que a dança pode vir a oferecer para sua vida?

Uma vida realmente saudável física e mentalmente, proporcionando-lhe um bem estar, eliminando as tensões e ansiedades do cotidiano, sem contar com o aspecto físico, pois exercita os músculos do seu corpo de forma suave e sem causar danos. Além de melhorar a postura e deixar os gestos mais elegantes, a dança também é uma maneira de se perder calorias sem sufoco, as atividades aeróbicas relacionadas à ela são formas de queima de glicogênio ( açúcar ) pelo metabolismo, e garantia de facilidade de execução de tarefas do dia-a-dia, como entrar e sair do banco de trás do carro, apanhar objetos no chão, ajuda no encaminhamento do sangue , melhorando a circulação e prevenindo varizes e interfere até mesmo no seu desempenho sexual. Como? Dance e comprove as teorias! Seus benefícios são tamanhos que ajudam até mesmo no combate de problemas respiratórios, atuando no reaprendizado da respiração compassada e profunda, o que hoje em dia está passando despercebido nessa vida corrida que levam as pessoas. É claro, que todos esses benefícios são acompanhados de uma boa alimentação, de uma boa noite de sono, e de roupas adequadas para cada tipo de aula de dança.





Nenhum comentário: