domingo, 26 de outubro de 2008

A importância do ato de ler


Para conseguirmos atingir o objetivo de formarmos leitores autônomos e produtores de textos que saibam comunicar-se com sucesso, é necessário que lhes sejam dadas oportunidades de conhecer os produtos da comunicação escrita.
A sala de aula é um lugar privilegiado para que os alunos entrem em contato com textos diversos e compreendam suas características. Uma boa estratégia para o trabalho com textos é tornar cada modalidade como uma unidade de trabalho, em que se articulam atividades de leitura e escrita e linguagem oral, ja a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A partir da leitura, o professor deve orientar as atividades de análise das diferentes modalidades. O interesse do aluno pela clareza e adequação da produção escrita depende de ele compreender sua função social, por isso, é sempre interessante que os textos produzidos possam ser lidos por outras pessoas e não só pelo professor, lembrando que, para trabalhar nessa linha é importante o professor considerar as características das diferentes modalidades de texto.
Para formarmos bons leitores e produtores de texto e que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas, expressar-se de forma clara e adequada a intenção comunicativa, é essencial atividades que envolvam leitura e produção de texto. Para aprender escrever é preciso escrever, para aprender a ler é preciso ler.
Ao oferecer texto para os alunos lerem, é importante que realize atividades prévias para que os neo-leitores possam enfrentar a tarefa com êxito, adquirindo fluência e estratégias de compreensão cada vez melhores.

Raquel Cazari

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