domingo, 12 de outubro de 2008

SUCOS E FRUTAS


Os sucos de frutas são mais gostosos que refrigerantes, mais saudáveis e oferecem vitaminas e minerais para as crianças. Taí alguns motivos para os pais riscarem o “refri” do cotidiano familiar. Mas devemos seguir aquela regra do "tudo em excesso é prejudicial". A ingestão de suco de frutas não deve ser feita de maneira indiscriminada, mas sim com moderação.
É sempre bom destacar que o organismo da criança não está preparado para receber outro tipo de alimento que não seja o leite materno até os seis meses de idade. A barriguinha do nenê não está preparada para receber alimentos pesados. Oferecer suco de frutas antes disso pode acarretar em alergias alimentares, diarréias e até obesidade.
Aos seis meses, o desmame começa com o suco de frutas, sem adição de açúcar. É um alimento bem aceito pelo bebê já que tem um sabor mais doce. Na primeira semana, ofereça o suco no meio da manhã e depois e à tarde depois do almoço.

Engana-se quem pensa que as frutas, só por serem naturais, não são calóricas. Elas contêm frutose, que nada mais é que açúcar natural, absorvido da mesma maneira que o açúcar de um doce, por exemplo, sacarose. Tome cuidado, mamãe.

Dicas
Muitos sucos de frutas não necessitam adição de açúcar. Caso seja necessário, faça em quantidade mínima.
Para um lanche, substitua o refrigerante por um suco de frutas ou por leite batido com frutas que é mais saudável e nutritivo. Nenhuma mãe quer ver o seu queridinho com sobrepeso.
No combate à desidratação não é recomendado o uso de sucos de frutas. Beba água!

Bruno Rodrigues

Nenhum comentário: